POLITICA DE PRIVACIDADE

Nós da Hobi S/A – Mineração de Areia e Concreto, CNPJ 81.639.791/0001-04, com sede na Autovia João Paulo Reolon, nº 2105, Bairro São Gabriel, União da Vitória – PR, ou simplesmente chamada “HOBI”, atuamos no mercado nacional, especialmente nos estados do Paraná e Santa Catarina, tendo como principais atividades a extração e comercialização de areia, preparação de concreto usinado e argamassa, e estamos comprometidos em resguardar sua privacidade e proteger seus dados pessoais.

Pedimos que leia esse documento, e visando sempre resguardar sua privacidade, essa política poderá mudar ao longo do tempo. Dessa forma, pedimos que a verifique periodicamente.

Importante: Essa Política de Privacidade se aplica a empresa Hobi S/A – Mineração de Areia e Concreto, CNPJ 81.639.791/0001-04, com sede na Autovia João Paulo Reolon, nº 2105, Bairro São Gabriel, União da Vitória – PR.

Por que o HOBI trata meus dados pessoais?

Quando falamos em dados pessoais, isso envolve o nosso respeito e comprometimento com a segurança e privacidade de nossos clientes e/ou colaboradores, e também o nosso sério compromisso com o cumprimento das leis que protegem a sua privacidade. Quando realizamos nossos cadastros, ou quando efetuamos uma venda e/ou prestação de serviço, é comum coletarmos alguns dados pessoais. Bem como usamos câmeras de segurança em nossas unidades, para garantir a segurança. Esses são alguns exemplos que mostram como o HOBI precisa utilizar dados pessoais, de forma legítima e dentro de suas expectativas. Esta política (“Política”) descreve como as suas informações e dados pessoais são coletados, usados, compartilhados e armazenados. Mesmo assim, se após a leitura desta Política, você ainda tiver dúvidas, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio de nossos canais de atendimento.

1. CONCEITOS A SEREM ADOTADOS: O QUE PRECISO SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?

A fim de facilitar a sua leitura, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:

(i) “Bases Legais” são as hipóteses legais que autorizam o HOBI a Tratar Dados Pessoais. Todo e qualquer Tratamento de Dados Pessoais é considerado válido se tiver fundamento em uma base legal.

(ii) “Dado Pessoal” é qualquer dado relativo a um indivíduo identificado ou identificável, incluindo números identificativos, dados de localização, identificadores eletrônicos, ou qualquer dado que, quando combinado com outras informações, seja capaz de identificar alguém, torná-la identificável ou, ainda, individualizá-la.

(iii) “Dado pessoal sensível”: diz respeito aos dados que revelam informações pessoais sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, à saúde ou à vida sexual, à genética ou à biometria.

(iv) “Tratamento” ou “Tratar” são os usos que o HOBI faz dos Dados Pessoais, incluindo, por exemplo, as seguintes atividades: coleta, registro, armazenamento, organização, consulta, uso, divulgação, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, processamento e avaliação.

(v) “Você” ou “Titular dos Dados” é a pessoa a quem os Dados Pessoais estão relacionados.

2. QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS SÃO COLETADOS? COMO O HOBI COLETA SEUS DADOS PESSOAIS?

A forma como você se relaciona com o HOBI interfere no tipo de dados pessoais e como os mesmos são coletados. Por esse motivo, para garantir o seu acesso à informação de forma facilitada, prevemos algumas situações que ocorrem com mais frequência no relacionamento entre o HOBI e o Titular de Dados, as quais descrevemos uma breve explicação abaixo:

Dados Cadastrais:

Quais Dados: nome, e-mail, endereço, telefone, CPF, RG, data de nascimento e gênero.

Finalidades: são importantes para algumas ações, como preenchimento do seu contrato de trabalho, emissão de nota fiscal e, contrato de prestação de serviço, análise de créditos para vendas a prazo, e também para nos comunicarmos com você.

Base Legal: Cumprimento de obrigação legal ou Regulatória; Execução de Contrato;Legítimo Interesse.

Dados de pagamento:

Quais Dados: Dados bancários

Finalidades: Usados somente para transações referente cobrança pelos serviços e/ou produtos que você tenha contratado com o HOBI, relações de trabalho, pagamento a fornecedores, e outros de igual característica.

Base Legal: Cumprimento de obrigação legal ou Regulatória; Execução de Contrato.

Outros Dados:

Quais Dados: Captação de imagens por câmeras de segurança.

Finalidades: Segurança física dos ambientes do HOBI.

Base Legal: Cumprimento de obrigação legal ou Regulatória; Execução de Contrato; Legítimo Interesse.

E os dados pessoais sensíveis?

O HOBI em suas relações comerciais não trata dados pessoais sobre sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou à organização religiosa, filosófica ou política, dado referente à sua saúde ou à sua vida sexual. Para relações de trabalho o HOBI pode tratar dados pessoais sensíveis, referente à sua saúde.

Quais Dados: Dado referente à sua saúde.

Finalidades: Relação de trabalho.

Base Legal: Cumprimento de obrigação legal ou Regulatória; Execução de Contrato; Exercício Regular de Direitos.

O HOBI trata dados de menores de idade?

Sim, porem exclusivamente nas relações de trabalho.

Quais Dados: Nome, endereço, CPF, RG, data de nascimento e gênero.

Finalidades: Relação de trabalho.

Base Legal: Cumprimento de obrigação legal ou Regulatória; Execução de Contrato; Exercício Regular de Direitos.

3. POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?

O HOBI trata seus dados pelo tempo que durar a relação de trabalho e/ou comercial, mas também precisa manter seus dados após o término da sua relação com o HOBI para cumprir com a lei, como nos casos em que seja necessário fornecer dados às autoridades públicas ou mesmo realização de defesa em processos judiciais. O HOBI armazena os dados de forma segura e com rígido controle de acesso. Esses dados encontram-se armazenados em seus servidores na cidade de União da Vitória - PR.

4. COM QUEM O HOBI COMPARTILHA DADOS?

Para realizar todas as suas atividades, o HOBI precisa compartilhar seus dados com alguns terceiros. Aqui descrevemos quais situações vamos compartilhar os Dados Pessoais e para quais finalidades:

(i) Fornecedores: Temos uma série de fornecedores que precisamos contratar, e alguns deles podem Tratar Dados Pessoais que coletamos, como por exemplo, empresas de segurança patrimonial, seguro de vida, convênios hospitalares, entre outros. Na medida do possível, sempre buscamos avaliar cuidadosamente nossos fornecedores e firmar com eles obrigações contratuais de segurança da informação e proteção de Dados Pessoais, com o objetivo de minimizar riscos para os Titulares.

(ii) Empresas de Crédito e Cobrança: Realização de cobranças das faturas em aberto.

(iii) Empresas de Soluções de Crédito: Fornecimento produtos voltados à análise e concessão de crédito.

(iv) Autoridades Públicas: Temos que cumprir a lei. Assim, se um juiz ou uma autoridade com competência legal exigir que o HOBI compartilhe certos Dados Pessoais para, por exemplo, uma investigação, vamos compartilhar. Somos contra qualquer abuso de autoridade e, caso o HOBI entenda q

Além disso, reservamo-nos o direito de compartilhar quaisquer Dados Pessoais que acreditarmos serem necessários para cumprir uma obrigação legal, ou, ainda, proteger os direitos, propriedade ou segurança do HOBI, nossos funcionários e clientes.

5. O HOBI TRANSFERE DADOS PESSOAIS PARA OUTROS PAÍSES?

Não, Para o desenvolvimento de suas atividades o HOBI não faz nenhum tipo de transferência internacional de dados.

6. QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?

Os Dados Pessoais são seus, e a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD) garante que você tenha uma série de direitos relacionados a eles. Nessa seção, vamos explicar como você pode exercer esses direitos junto ao HOBI.

Como saber se o GRUPO HOBI possui Dados Pessoais sobre você, e como acessálos?

Nós permitimos que você confirme se temos Dados Pessoais sobre você, bem como permitimos que você acesse esses Dados Pessoais por meio de solicitação junto aos nossos canais de comunicação. Entretanto, como medida de segurança, podemos solicitar outras informações para verificar sua identidade e impedir fraudes.

Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados: Você poderá entrar em contato através dos nossos canais de comunicação e solicitar a correção dos seus dados que estiverem incompletos, inexatos ou desatualizados.

Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a lei: O HOBI trata os seus dados apenas considerando aqueles necessários para cada tratamento que realizar e dentro das hipóteses previstas em lei. De todo modo, se você pretender que determinados dados sejam tornados anônimos, bloqueados ou eliminados, podemos analisar a sua solicitação, a qual pode ser feita através dos nossos canais de comunicação. Recados importantes: (i) podemos eventualmente fazer verificações para checar sua real identidade, a fim de garantir que não haja fraudes, e (ii) alguns Dados Pessoais não poderão ser excluídos por conta de obrigações legais (como, por exemplo, notas fiscais, que devem ser armazenados pelo prazo de prescrição legal), mas nesses casos vamos manter nosso compromisso de sigilo e de proteção desses dados.

Portabilidade: nesse caso, esse direito se refere à portabilidade de dados pessoais, e garante que você poderá receber uma cópia dos dados que o HOBI tem a seu respeito em formato que pode ser aberto em qualquer computador. Basta solicitar isso por meio de nossos canais de comunicação. Como medida de segurança, podemos solicitar outros Dados Pessoais para verificar sua identidade e impedir fraudes.

Eliminação dos dados tratados com consentimento: Exclusivamente em dados tratados com base no consentimento, você poderá solicitar que o HOBI elimine esses dados depois de todos os prazos legais de conservação dos dados para cumprir com as leis aplicáveis.

Revogação do consentimento: você pode revogar, ou seja, voltar atrás em algum consentimento que tenha dado antes, devendo, para isso, se manifestar através dos nossos canais de comunicação. Como medida de segurança, podemos solicitar outros Dados Pessoais para verificar sua identidade e impedir fraudes.

Antes de respondermos a qualquer solicitação para exercício dos direitos mencionados acima, podemos solicitar que você nos forneça algumas informações para confirmarmos sua identidade. Atenderemos sua solicitação após a validação de sua identidade. Algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas o HOBI se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.

Para solicitar qualquer um destes direitos, entre em contato conosco pelo email lgpd@grupohobi.com.br.

7. MEDIDAS DE SEGURANÇA: COMO O HOBI PROTEGE SEUS DADOS?

O HOBI utiliza medidas de segurança apropriadas na atuação contra os riscos de perda acidental ou ilegal, alteração, divulgação ou acesso não autorizado. Nossa responsabilidade é cuidar dos seus Dados Pessoais, e utilizá-los somente para as finalidades descritas nessa Política. E para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus Dados Pessoais, adotamos as práticas de segurança adequadas para nosso mercado, com o uso de técnicas de criptografia e outros sistemas de segurança da informação. Apesar das medidas de segurança que o HOBI vem implementando e aprimorando ao longo dos anos, pessoas mal-intencionadas sempre poderão buscar tirar vantagem e realizar fraudes. É importante que você esteja sempre atento aos cuidados que precisa tomar com os seus dados. Nós nos esforçamos para proteger os dados que guardamos em nossos registros, contudo, nós não podemos garantir a mais completa segurança. O acesso ou uso não autorizado, a falha do hardware ou software e outros fatores podem comprometer a segurança dos dados a qualquer tempo. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Você pode nos ajudar adotando boas práticas de segurança em relação a sua conta e aos seus dados (como, por exemplo, não compartilhar sua senha com terceiros), e caso você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos seus dados, ou suspeita de violação de segurança, por favor, entre em contato conosco através de nossos canais de comunicação.

Importante: Em caso de incidente de segurança que envolva dados pessoais, a ocorrência será comunicada à ANPD e ao titular quando envolver risco ou dano relevante. A comunicação sobre a descrição da natureza, riscos, titulares envolvidos, medidas técnicas e de segurança utilizadas, risco e medidas adotadas para o tratamento do incidente, será feita conforme o prazo definido pela ANPD.

8. COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS COM O HOBI?

Se você acredita que seus Dados Pessoais foram usados de maneira incompatível com esta Política de Privacidade ou com as suas escolhas enquanto Titular destes Dados Pessoais, ou, ainda, se você tiver dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política, entre em contato conosco. Nós temos um encarregado (Data Protection Officer - DPO) que está à disposição nos seguintes endereços de contato:

  • DPO (encarregado): Robertson Carneiro
  • Endereço para correspondências: Autovia João Paulo Reolon, nº 2105, Bairro São Gabriel, União da Vitória – PR, CEP 84.602-000.
  • Canal de atendimento: lgpd@grupohobi.com.br

9. MUDANÇAS NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Esta Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais poderá ser alterada a qualquer tempo caso haja necessidade. Por isso, recomenda-se que seja consultada com regularidade e verificada a data de modificação.