Lavra de areia: Lavra é um conjunto de operações objetivando a extração de minérios para aproveitamento ao natural ou após processos de beneficiamento.
Lavra de areia em encosta de morro: O arenito consiste de uma rocha maciça, constituída por sedimentos arenosos, apresentando-se em meia encosta. A lavra se desenvolve em meia encosta de morro, a céu aberto e é realizada por desagregação através do processo de escarificação.
O material resultante do processo de extração é transportado ao beneficiamento, peneirado em meio aquoso transformando-se em areia para comercialização.
Lavra de areia em planícies aluviais: É o método de lavra utilizado em cavas secas a céu aberto.
Esse método de lavra consiste primeiramente na retirada do excesso de umidade do terreno. Após isso, inicia-se a retirada de capa de material estéril (solo e argila).
A camada de areia que se encontra sob a argila fica então aflorante, permitindo desse modo a sua extração com escavadeira hidráulica.
A lavra de areia em ambiente seco adotado pela Hobi Extração de Minérios consegue elevar a produção em relação às metodologias tradicionais proporcionando custos operacionais menores e auxiliando na recuperação ambiental.
Lavra de areia em leitos de rio: O método de extração mais apropriado é com a utilização de dragas de sucção com escarificador, instaladas em plataformas flutuantes. O material que é extraído do leito do rio é armazenado nos silos existentes nas dragas e conduzido até o porto.
A descarga é feita em tubulações onde o material é bombeado para o depósito de estocagem, passando por peneiramento, ficando assim a areia pronta para ser expedida.